Quem sou eu

Minha foto
Petrópolis, RJ, Brazil
Danny Reis, cantora, revisora e tradutora. Apaixonada por artes, idiomas e comportamento.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O racismo em discussão


Quando o vídeo da entrevista com o ator Morgan Freeman começou a ser compartilhado nas redes sociais, muita gente aplaudiu. E eu confesso, fui uma dessas pessoas. Hoje, vejo que há muitas críticas a respeito. Dizem que ele incentiva a não falarmos sobre o tema racismo, para fingir que ele simplesmente não existe. Só que eu não vejo assim.

*** Para quem não assistiu ao vídeo, está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=BOvQnvwbJXw. ***

O que eu entendi da declaração dele é que aquele foi um momento de desabafo de alguém que anda cansado de hipocrisia. Se existe racismo, então vamos criar uma data e calar a boca dessa gente. Assim todo mundo fica feliz: os negros, que ganham um dia pra chamar de seu; e os racistas, que fingem não o ser.

O Morgan Freeman, a meu ver, não propõe o silêncio que consente com o racismo. Muito pelo contrário: ele não quer perpetuar a discriminação com uma data hipócrita. Nem quer ser mais “a black man”. Ele é uma pessoa, ora! Não quer ser visto pela sua cor. Afinal, não é ela que define ninguém.

É o mesmo que dizem sobre o dia internacional da mulher, não é mesmo? Que está virando cada vez mais comercial. Já repararam?

Enquanto se criam comemorações e festinhas, esvaziam-se as consciências. Esquecem-se os verdadeiros motivos das festas. Estes é que não devem ser esquecidos: os motivos.

Esta é somente a minha opinião. Nunca fui racista, e olhem que ouço muitas bobagens à minha volta. Muitas piadas ditas inocentes, que só fazem perpetuar o problema. Não repito tais asneiras.

Gostaria de finalizar dizendo que você pode (tem todo o direito de) discordar de mim. Só não pode jogar em cima de mim a discriminação que já sofreu. Aceitarei as críticas construtivas. As agressões, educadamente dispensarei. OK?

2 comentários:

  1. O problema do rascismo no brasil que ele eh escondido... poucas pessoas falam: vc nao tem essa vaga pq vc eh preto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas se fala em "boa aparência". Hipocrisia pura!

      Excluir

Revise também!