Quem sou eu

Minha foto
Petrópolis, RJ, Brazil
Danny Reis, cantora, revisora e tradutora. Apaixonada por artes, idiomas e comportamento.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Os orientais e suas lições


Depois de assistir a (mais) uma reportagem sobre os japoneses lembrando uma de suas tragédias, fiquei pensativa. Me bateu uma tristezinha, sem saber por quê.

Desastres naturais acontecem, e são mesmo, muitas vezes, previsíveis. Mas a gente, principalmente do lado ocidental do nosso planeta, tenta se esquecer disso a qualquer custo. Mas o que mais me entristeceu foi saber como somos pouco preocupados com o coletivo. Tão diferentes dos orientais.

Aliás, esses povos milenares me parecem, em muitos pontos, muito mais adiantados que nós. Eles tratam bem seus velhos, a quem valorizam, pela experiência, sabedoria e maturidade. Eles sabem viver em sociedade. Eles se preparam para o futuro. Eles não têm, como nós, medo de envelhecer. Sua alimentação é pensada para evitar doenças. Seu estilo de vida reflete a preocupação com o futuro. De todos.

Não estou dizendo, aqui, que precisamos todos deixar nossos países de origem e ir morar no Japão, Índia ou China. Apenas que é bom conhecermos um pouco do pensamento daqueles que moram lá do outro lado da Terra. Eles não são nada bobos, e têm muito a nos ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revise também!